terça-feira, 14 de julho de 2009

O seguro de automóvel, a polícia e o crime organizado

O valôr do seguro de automóvel na zona sul do Rio é a metade do preço cobrado por pelo menos 5 das principais seguradoras do Rio de Janeiro. E o motivo muito simples, mas de causar muita preocupação. Em bairros como Tijuca, considerada a capital da zona norte, Maracanã, Vila Izabel e Grajaú, o índice de roubos de automóveis é o dobro do registrado em bairros como Flamengo, Glória, Catete e Urca, na zona sul. E não é falta de policiamento não. A presença ostensiva de policiais é notada também nos bairros da zona norte citados, só que na região existem comunidades conhecidas não só por serem controladas pelos traficantes de drogas, como locais para onde os carros roubados são levados, quase sempre para desmanche. Normalmente peça por peça é retirada, levada para o "depósito", com proteção dia e noite de bandidos fortemente armados, e depois o material é revendido para ferros velhos, cuja convivência com a polícia costuma ser bastante pacífica. É comum, viaturas da PM e da Polícia Civil serem recuperadas por estes estabelecimentos irregulares. Quando o carro roubado é caro e vale a pena ser levado para locais distantes, aí os países vizinhos da América do Sul são o destino, principamente o Paraguai. Alí quadrilhas conseguem revender os carros com toda a documentação "legalizada". Daí as seguradoras se protegerem em relação á região onde o roubo é muito maior. E tá falado.

Um comentário:

Eliane Furtado disse...

Não acho muito justo apesar de ter nascido e me criado na zona sul. Afinal roubam carros em todo o Rio.
Melhor seria que a PM se tornasse cada vez mais eficiente e evitasse tantos furtos e roubos .
O meu receio nesta história é de pagar cada vez mais caro por tudo, porque moro no Rio. E os apartamentos valerem cada vez menos.
Violência e a previsão de tsunami levando os prédios. Pobre cidade. Caliuca, como diz na novela. Fim do mundo ou começo de outro?