quinta-feira, 30 de julho de 2009

Histórias da minha infância (saudades do Afonsinho)

No dia 28 de junho de 2009 fez 45 anos que morreu vítima de acidente de automóvel um dos melhores amigos da minha infância, que não era criança nem adolescente como eu durante o período que nos relacionamos. Falo do Afonso Dias, o Afonsin, farmacêutico mais conceituado de Além Paraíba, minha terra natal, em Minas Gerais, na primeira metade da década de 60. Naquele 28 de julho Afonsinho voltava a cidade depois de uma viagem para visitar sua irmã Maria, que sofria do coração, e o carro em que viajava, dirigido por um amigo, bateu num poste na antiga rodovia Rio-Petrópois, a União Industria. Alí chegava o fim a vida do farmacêutico mais humanitário que conheci, que atendia ricos e pobres com a mesma dedicação. No interior um bom farmacêutico fazia papel de médico. E que cá pra nós, continua fazendo. Foi na casa do Afonsinho que eu assisti televisão pela primeira vez. Atraído pela batata frita, pipoca e refrigerante servidos durante o um jogo de víspora (Loto ou Bingo) - além de doces ou sorvetes, tudo o que agrada criança, comecei a frequentar a casa dele e sua esposa, Dona Glorinha, e conviver com várias pessoas, todas adultas. Na mesa da copa ou na mesa da sala o pessoal se reunia para marcar, sem valer dinheiro, apenas por prazer, para marcar os cartões com caroço de feijão ou de milho. Alí aprendi que quaraquaqua era 44, meio do saco era 45 e ronco do porco era o número 1. Dificil a pedra que não tinha apelido. O apelido do 15 era Quinzinho Gabri, uma referência a um morador ilustre da cidade. Graças a meu pai, seu Guanair, aprendi que torcer para o Flamengo é uma das coisas mais maravilhosas do mundo e por coincidência o farmacêutico Afonsinho era flamenguista "doente". Na casa dele ví o Flamengo ser campeão carioca em 1963, ao empatar com o Fluminense - de Escurinho - em 0 a 0. O goleiro Marcial garantiu o título do mais querido com defesas arrojadas, dignas de ser passadas no canal 100, antes dos filmes nos cinemas brasileiros, inclusive no Cine Brasil da minha cidade. Na roda de amigos do Afonsinho, o tricolor Paulo Pinto, técnico em eletrônica, e o dono de Hotel, Chachá (o pai) que me presenteou com a primeira bandeira do Flamengo que ganhei na vida. Aliás no caso do Afonsinho até o hino do Flamengo ele mudaria a letra; - uma vez Flamengo, Flamengo até depois de morto". Como acredito na vida após a morte, lembro um outro trecho do hino, também mudando a letra: - "eu, o Afonsinho e a nação rubronegra teriamos um desgosto profundo, se faltasse o Flamengo no mundo."

Schumacher no lugar de Massa

Após quase três anos aposentado, o maior piloto de formula 1 da história, Michael Schumacher, de 40 anos, sete vezes campeão do mundo, vai voltar as pistas para substituir Felipe Massa, que se recupera num hospital de Budapeste, na Hungria. Não é a primeira vez que um astro do esporte volta depois de ter parado. Quem se acostuma com os holofotes durante tanto tempo, se sente mal quando se afasta deles e aproveita a primeira oportunidade para voltar a fazer a atividade que o consagrou. Foi assim com Pelé, Romário, Zico e outros astros. E é bastante compreensivel. Afinal a vaidade, desde que não seja em excesso, e acompanhada de uma boa dose de humildade, faz parte do ser humano e serve como estímulo para a vida. É necessário, porém, que voltas temporárias sejam regadas de equilíbrio e limite, para não colocar em risco o prestígio adquirido pelos astros dos esporte. Que Schumacher volte e nos brinde com corridas maravilhosas, até que Felipe Massa esteja em condições de correr novamente e consiga nos próximos anos o tão sonhado título mundial.

terça-feira, 21 de julho de 2009

A audiência a qualquer preço

Tem gente que "não perde tempo de ver novela", pelo menos fala isso e acredito que boa parte diz a verdade. Um bom livro é bem mais proveitoso. Agora, para quem chega em casa cansado, depois de um exaustivo dia de trabalho, uma novelinha faz voce dar uma boa relaxada, principalmente quando se trata da novela "Caminho das Índias", da Glória Peres. Há no entanto de se lamentar o fato de autores de novela não se preocuparem com os maus exemplos passados na telinha. Eu sei muito bem que a a mídia popular busca a todo custo a conquista da audiência, não importa de que forma seja. Mas é preocupante ver o mundo tão violento e ao mesmo tempo novelas despejarem durante meses personagens como o do Zeca e do Cesar, filho e pai - que por serem engraçados e representados por excelentes atores, o telespctador não consegue ter raiva deles, mesmo cometendo atos de banditismo tão comum na vida real, mas que aumentam de forma assustadora quando uma novela, do porte de Caminho das Indias, trata o assunto da maneira que vem tratando. Como na vida real os bandidos quase sempre se dão bem, tudo indica que na novela a arte vai imitar a vida. E mesmo que no último capítulo a autora resolva puni-los, milhões de pessoas, boa parte jovens e crianças sem a companhia dos pais, já terá aprendido que vale a pena ser bandido. Já é hora da mídia colaborar pois a qualquer momento qualquer um, pobre ou rico, poderoso ou não, pode morrer nas ruas vítima de bala perdida, assassinato a sangue frio ou de atos de vandalismos como o que Zeca e sua turma praticam na novela. Estou tirando uma semana de férias e certamente um dos atrativos das minhas noites será a novela das 9, pois mesmo que não quizesse ver, o que não é verdade, seria difícil encontrar algum lugar onde um aparelho de tevê não estivesse ligado na Globo. Como não gosto de solidão devo continuar assistindo Caminho da Índias, até porque minha esposa e meus filhos também adoram a novela. Só que neste caso eu vejo mas demonstro que não concordo com o fato citado, o que não acontece na grande maioria dos lares. Até breve.

sábado, 18 de julho de 2009

Tudo contra a gripe. E as outras doenças?

Tudo bem que os hospitais montem esquemas especiais para atender pacientes gripados mas não se pode fazer como alguns hospitais e postos de saúde do Estado e do Município do Rio que por causa do aumento de casos da gripe suína estão orientando seguranças e atendentes a dizer que consultas para pacientes com outras doenças estão suspensas sem data marcada para reiniciar. Isso é uma covardia. É aproveitar a situação para prejudicar ainda mais quem não tem plano de saúde e precisa de atendimento na rede pública de saúde. Até cirurgias importantes estão sendo adiadas, sem nenhuma providência das "autoridades". Imaginem só quando os casos ficarem fora de controle como se prevê. Deus queira que isso não aconteça. Será o caos.

Ficou russo para o Branco, Parreira e Romário

Quinze anos depois da conquista do tetra-campeonato mundial de futebol pela seleção brasileira, nos Estados Unidos, três ídolos daquela geração passaram por experiências negativas nos últimos dias: Parreira foi demitido do Fluminense devido a péssima campanha do tricolor carioca no Campeonato Brasileiro; Romário passou 24 horas na cadeia porque atrasou o pagamento da pensão dos filhos mais velhos, com a ex-mulher Mônica Santoro, e agora foi a vez do jogador Branco, vítima de uma saidinha de banco na Barra da Tijuca, no Rio. Assaltantes levaram 65 mil reais do ex-jogador.

Últimas notícias (18.07.09)

  • Segundo a Polícia Federal o empresário Fernando Sarney, filho do Presidente do Senado, José Sarney, usou a casa do pai para intermediar negócios da incorporadora Abyara com a Caixa Econômica Federal, no ano passado. Fernando Sarney foi indiciado esta semana por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
  • Gripe Suína já provoca corrida aos hospitais, prejudicando ainda mais o atendimento de pacientes com outras doenças e adiando cirurgias em hospitais públicos.
  • Familiares e admiradores de Romário começam a se preocupar com a segurança do jogador, envolvido num jogo milionário conhecido como "Pirâmide" e que já teria provocado o assassinato de um homem que perdeu dinheiro no negócio. A "Pirâmide" seria também uma das causas da enorme dívida do ex-jogador.
  • No próximo carnaval uma fantasia deve fazer sucesso, a de Michael Jackson. Em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, uma fábrica já iniciou a produção de máscaras do Rei do Pop.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Rompeu o casamento cinco dias antes da data marcada e foi punido pela justiça

Um homem de 35 anos, médico e funcionário de uma administradora de empresas, terá que pagar uma indenização de 10 mil reais a ex-noiva, que ele conheceu em São Paulo, num curso de residência médica, até que ela, grávida de 4 meses, ficou sabendo de um outro relacionamento amoroso que ele mantinha na Bahia. Os dois, então, passaram a se desentender e ele acabou saindo de casa. Namoro moderno. O advogado da ex-noiva justificou o pedido de indenização por danos morais alegando que ela, grávida de 4 meses, teve que arcar sozinha com o aluguel de um apartamento além de ter prejuízo por ter que pagar multa de 50 por cento a uma empresas de festas que ela havia contratato para o casamento. O juiz considerou justo o pedido de indenização.

terça-feira, 14 de julho de 2009

O seguro de automóvel, a polícia e o crime organizado

O valôr do seguro de automóvel na zona sul do Rio é a metade do preço cobrado por pelo menos 5 das principais seguradoras do Rio de Janeiro. E o motivo muito simples, mas de causar muita preocupação. Em bairros como Tijuca, considerada a capital da zona norte, Maracanã, Vila Izabel e Grajaú, o índice de roubos de automóveis é o dobro do registrado em bairros como Flamengo, Glória, Catete e Urca, na zona sul. E não é falta de policiamento não. A presença ostensiva de policiais é notada também nos bairros da zona norte citados, só que na região existem comunidades conhecidas não só por serem controladas pelos traficantes de drogas, como locais para onde os carros roubados são levados, quase sempre para desmanche. Normalmente peça por peça é retirada, levada para o "depósito", com proteção dia e noite de bandidos fortemente armados, e depois o material é revendido para ferros velhos, cuja convivência com a polícia costuma ser bastante pacífica. É comum, viaturas da PM e da Polícia Civil serem recuperadas por estes estabelecimentos irregulares. Quando o carro roubado é caro e vale a pena ser levado para locais distantes, aí os países vizinhos da América do Sul são o destino, principamente o Paraguai. Alí quadrilhas conseguem revender os carros com toda a documentação "legalizada". Daí as seguradoras se protegerem em relação á região onde o roubo é muito maior. E tá falado.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O Papagaio foi preso

O advogado José Pinto Soares Andrade entra hoje com uma ação na justiça por danos morais e materias, além de constrangimento causado a sua cliente, uma brasileira que morou em Washington, nos Estados Unidos, e agora veio morar no Brasil. É que o papagaio de estimação dela, que fala palavras e frases curtas em inglês e português, foi apreendido pela vigilância sanitária assim que ele e sua dona desembarcaram no Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Os fiscais não aceitaram a documentação apresentada para transporte do animal.

sábado, 11 de julho de 2009

Úlimos destaques que escreví no Twitter (Gelcio Cunha)

Pode não acontecer a manifestação programada para recepcionar Ronaldo "Fenômeno" no Rio. Adriano "Imperador" pediu.///O Show de Roberto Carlos no Maracanã acontece 24 horas depois da região (Tijuca, Maracanã, Mangueira, Vila Izabel) viver mais uma noite de pânico com tiroteios no morro e no asfalto.////Ninguém encontra nas farmácias a tal camisinha feminina.///Na Rodoviária do Rio um dos banheiros é de graça (público) mas a administração na se interessa em divulgar. Claro. Precisa faturar. Mas a gratuidade é lei e o banheiro precisa estar nas mesnas condições de higiene e limpesa dos banheiros pagos e com todos os serviços, até a toalha para banho (higienizada) o passageiro ou acompanhante tem direito.


Ôlho vivo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

FIFA proibe marketing religioso

Este assunto foi pulicado, com destaque, nos jornais de boa parte do mundo e veiculado por toda a imprensa. Independente dos motivos alegados pela FIFA será que no momento em que o mundo sofre tantas perturbações, provocadas pelo desrespeito e desamor que afeta parte significativa da humanidade, manifestações de fé deveriam ser proibidas? - Decisões como esta já foi adotada até em relação ao ensinamento religioso nas escolas. E no Tribunal de Justiça do Rio, depois de décadas, foi retirado o crucifíxo existente no plenário do Õrgão Especial. Não é melhor somar que subtrair? - agora a FIFA - entidade maior do futebol no mundo - decidiu proibir atitudes como a de Lúcio, zagueiro da Seleção Brasileira, que pôs uma camisa com os dizeres "Eu pertenço a Deus" após a final da Copa das Confederações. O mundo precisa de amor.... Deus..... Jesus..... (independente da religião) .....respeito entre as pessoas..... bons exemplos das autoridades e não de decisões equivocadas de quem normalmente não acredita em nada, aliás acredita só no poder dos homens, no dinheiro e visa apenas os interesses pessoais. É lamentável.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Motoboy vai virar profissão regulamentada

O Senado Federal aprovou projeto de lei regulamentando as profissões de mototaxista, motoboy e motofrete. A nova lei, que terá que ser sansionada pelo Presidente Lula, estabelece idade mínima de 21 anos para o exercício destas profissões, além da exigência de habilitação por, no mínimo, dois anos na categoria de motos. O plenário do Senado estava cheio de motoboys que comemoraram a decisão. Segundo a liderança da categoria o Presidente da República se comprometeu a aprovar o projeto sem restrições.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

A nova mancada de Ronaldo "Fenômeno"

O que leva um jogador da importância de Ronaldo "Fenômeno" desrespeitar o sentimento de uma parcela tão grande da população brasileira que tem verdadeira paixão pelo Clube de Regatas do Flamengo. Chamada de nação rubronegra em função do número de torcedores superior a maioria dos paises existentes no mundo, a torcida do Flamengo se orgulha mais de ser, segundo todos os institutos de pesquisa, disparado, a maior do país que os títulos conquistados em número dos mais expressivos. Ao colocar em dúvida esta superioridade, que nem precisaria de pesquisas para constatar (os próprios recordes de público em estádios de todo o pais comprovam) Ronaldo deu mais uma demonstração de como é despreparado para lidar com o sucesso que o acompanha há 15 anos. Ele que foi revelado para o futebol aos 15 anos e aos 16 já estava brilhando no Cruzeiro, ganhando o apelido de "Fenômeno" quando se transferiu para o PSV da Holanda, não poderia jamais fazer a declaração que fez no programa "Bem Amigos" do Sport TV dizendo que a torcida do Corinthians é maior que a do Flamengo. A chamada fiél é de fato muito grande em São Paulo com ramificações importantes para efeito de comparação em mais três Estados da Federação: Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Já a do Flamengo, segundo as pesquisas de opinião, tem superioridade - sem contar o Rio, em 23 estados brasileiros. Na última pesquisa Ibope, semelhante com a do Datafolha , o Flamengo tinha há dois anos cerca de 35 milhões de torcedores em todo o Brasil, enquanto o clube paulista, segundo colocado, estava com cerca de 21 milhões, uma diferença de cerca de 14 milhões de torcedores, o equivalente a um quinto da população da Europa Ocidental. Segundo o matemático Alberto Pacheco, para o Corinthians encostar no Flamengo seria necessário, nos próximos 20 anos, não nascer mais nenhum flamenguista e nascer por ano no mínimo 500 mil corintianos. Como isso é totalmente impossível prefiro achar que o Ronaldo está querendo virar humorista, como bem disse o Kleber Leite, Vice de Futebol do rubronegro. Não se brinca com paixões populares. Não se pode desrespeitar a paixão que torcedores têm pelo clube do coração, como o próprio Corinthians, o Vasco, o Palmeiras, o Atlético ou o Cruzeiro, fazendo comentários maldosos, que acirram os ânimos, mas posso condenar a atitude de Ronaldo, que se dizia flamenguista, e sugerir a quem gosta de cinema, mesmo que seja na sala de sua casa, assistir ao filme "Gol" - 1 e 2, para entender melhor a cabeça do filho do seu Nélio Nasário e da Dona Sônia, que nasceu em Bento Ribeiro, bairro da zona norte do Rio, e rapidamente ganhou fama e prestígio internacional. Não vou contar o filme para não perder a graça.

O Zé não morreu

Uma pessoa só morre para nós se quisermos. E como a amizade e a admiração que me uniam ao José Oswaldo Castro Neto eram tão significativas vou fazer deste blog o meio para contar histórias reais que viví ao lado do Zé. Quando no ano 2000 decidimos ser candidatos a Prefeito e a Vice-Prefeito de Além Paraíba sabíamos que iríamos encontrar muitas dificuldades e o estresse seria grande, como foi. Um dia ele me presenteou com um livro de bolso chamado "Minutos de Sabedoria" - que não dá o conhecimento que os livros grossos e de linguagem refinada dão, mas que a simplicidade de suas mensagens pode ser de uma valia muito grande no nosso dia a dia. E no dia 8 de julho de 2009 ao abrir a página referente a data do livro Sabedoria Todo Dia, de Lourival Lopes, também de bolso, lí a mensagem que publico a seguir: - A condição de "estar bem" e a de "estar mal" provêm da disciplina dos pensamentos, e não do fato de você ter ou não problemas. A mente é a base. A disciplina mental se alimenta da convicção de estar sob a proteção de Deus., de estar amparada, de nada haver a temer. Não são as condições externas, as circunstâncias, as posses que dão as sensações de "estar mal" e "estar bem". Mesmo diante de lutas e tempestades, afirme "estar bem" para que assim fique. Você está bem quando se convence de que nada lhe falta para "estar bem".

terça-feira, 7 de julho de 2009

Flanelinha agora é profissão, em Brasília....

A profissão de lavador de automóveis e guardador de carros popularmente conhecida como "flanelinha" acaba de ser regulamentada em Brasília, através de um decreto publicado no Diário Oficial do Distrito Federal. De agora em diante quem quiser tomar conta de carros nas ruas da capital federal terá que fazer curso de capacitação que inclui noções de cidadania, leis de trânsito e defesa do cosumidor. Não pode ter nenhum antecedente criminal. Ao invés de tirar o emprego de guardadores autônomos como fazem algumas prefeituras, terceirizando o serviço por interesse econômico de alguns, o exemplo de Brasília, neste caso, deveria ser seguido. Só neste caso. (risos....)

Detalhe: ..... ao invés = ao contrário
..... em vez = em lugar de (em vez do joão, foi a Maria...)

segunda-feira, 6 de julho de 2009

A hola que arrasta multidões

Durante o jogo do Flamengo com o Vitória, no Engenhão (04.07.09) - o Fla venceu por 2 a 1 - integrantes da torcida FlaAmigos (menos de 30 pessoas presentes) comandados pelo chefe da torcida, um rapaz de uns 20 e poucos anos, iniciaram um movimento que só depois entendí que era para fazer uma hola. O lider gritava ôooooo, o grupo respondia: ôoooooo, mas a torcida Raça Rubronegra ( a maior torcida organizada do país ), situada ao lado não dava seguimento. O lider da torcida pequenina não desistia e estimulava o grupo a continuar: - "ôooooooo". Aos pouquinhos, porém, a Raça se entusiasmou e começou a seguir o grito. De repente a hola pegou e todo o Estádio participou. Quero dizer com essa história que aqueles que tentam começar um negócio e as vezes pensam em desanimar, não devem fazer isso. Continuem tentando. Como no inicio de uma hola, o que começa pequeno pode se tornar grandioso. Por isso eu também não pretendo desistir do meu blog e nem voce deve desistir do seu. Isso vale para blogs e quaisquer outros empreendimentos. Concorda?