sábado, 7 de fevereiro de 2009

A Volta de um grande talento

Marcada por uma incrível musicalidade, um timbre e voz incomparáveis, Jane Duboc está de volta aos palcos brasileiros. Depois de sete anos sem gravar, ela lança o seu novo trabalho pela gravadora Biscoito Fino e realiza um sonho. Ela queria gravar um disco só com músicas de seu querido amigo e músico Egberto Gismonti. Ele a convidou para participar de seus shows "Água e Vinho I e II" e também participando do seu LP "Árvore" fazendo vocais e tocando percussão. O sonho virou realidade e Canção da Espera, seu segundo trabalho lançado pela gravadora está saindo do forno. A própria Jane é fez a produção musical, convidou os amigos de longa data para participarem da gravação e juntos, comemorarem esse sonho realizado. Logo após uma estada longa nos Estados Unidos é que veio o desejo de gravar o amigo Egberto Gismonti, que muito havia lhe ensinado sobre composição e harmonia. Seis anos depois, no inicio de 2008, estava pronto o projeto de Canção da Espera, talvez o mais difícil tenha sido selecionar o repertório. Jane recebeu de Egberto uma relação de 60 músicas. Ouviu cada uma repetidas vezes e percebeu que as próprias músicas se escolhiam: “Elas foram fazendo um roteiro próprio”, explica. Por acaso, das 12 canções, 10 têm letra do poeta Geraldo Carneiro, a começar pela música-título, Canção da Espera. Um belo trabalho que vale apena ser conferido.


Jane Duboc é o verdadeiro sinônimo de amor a nossa MPB. Com a sua voz transmite os mais profundos sentimentos de simplicidade, humildade, amizade, carinho, amor, paz e ternura. Quem nunca se emocionou com os seus grandes sucessos imortalizados pelo seu belo canto? Só seu canto incomparável sabe tocar bem lá no fundo em nossos corações. Jane Duboc Vaquer é paraense de Belém e está acostumada a cantar desde criança. Ela atuou muito como esportista, ganhando muitas medalhas em competições estaduais de natação, voleibol, tênis e tênis de mesa. Por suas qualidades esportivas, a Assembléia Legislativa de Belém criou o prêmio "Jane Duboc Vaquer" para incentivar todos os esportistas paraenses. Aos dezessete anos de idade Jane foi morar e estudar nos Estados Unidos. Ficou por lá cerca de seis anos. Casou com o músico Jay Anthony Vaquer com quem tem um filho que se chama Jay Vaquer. Atualmente seu filho Jay está investindo na carreira de cantor com três discos lançados. Nos Estados Unidos, além de atuar como cantora em bares, boates, clubes e igrejas; também era compositora e instrumentista. Jane Duboc trabalhou com publicidade sendo premiada e aparecendo na TV com seu comercial. Na universidade estudou orquestração, canto lírico, flauta e arte dramática, aonde também chegou a lecionar História da Música.

Ao retornar ao Brasil na década de 70, Jane formou o "Fein Jazz Band”, que se apresentava cantando somente em inglês. Gravou o compacto "Pollution", na época produzido por Raul Seixas. Nesse álbum, teve uma letra da música de sua autoria vetada pela censura, considerada subversiva para a época. Também integrou o coral da Rede Globo gravando várias aberturas de programas. Ao lado do ex-marido, gravou um LP para a RCA: "Morning The Musicians" com a participação de Luiz Eça, Paulo Moura, Noveli e Bil French. Jane também gravou a trilha sonora para o filme "Janaina" (com Marlene França) e da peça "Encontro no Bar" (com Camila Amado e Otávio Augusto). Para o selo Marcus Pereira, gravou o LP "Acalantos Brasileiros" e participou da série "Música Popular do Norte" cantando músicas folclóricas regionais. Desta série também participaram Elis Regina e Nara Leão. Compôs e gravou com Guto Graça Melo a trilha sonora do filme "Amor Bandido" de Bruno Barreto. Jane Duboc já cantou ao lado vozes nobres como de Ivan Lins, Roupa Nova, Alcione, Milton Nascimento, Toquinho e entre outros grande talentos da nossa MPB. Nos anos 80, foi o marco de Jane Duboc. Participou do festival "MPB 80" promovido pela Rede Globo de Televisão com a música "Saudade". Assinou contrato com a Som Livre e gravou um compacto com a música "Cheiro de Amor" (sucesso na voz de Maria Bethânia). Mas o grande reconhecimento e sucesso nacional vieram com a sua fase romântica. Quando em 1987 gravou as músicas "Chama da Paixão" e "Sonhos" com grande execução nas emissoras de rádio e apresentações em vários programas de televisão. Tal sucesso abriu caminho para a sua participação em quatro trilhas de novelas, dentre elas a "Vale Tudo" com a música "Besame" (Flávio Venturini e Murilo Antunes) e “Fera Rádical” com “Sonhos”. Durante um bom tempo de sua vida, Jane investiu na carreira de empresária. Abriu uma gravadora na Barra da Tijuca (RJ) e por lá passaram artistas como Ângela Ro Rô, Tunai, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Oswaldo Montenegro, além de nomes novos nos quais ela apostou todas as suas fichas. Parabéns Jane Duboc pela sua trajetória extraordinária!

Nenhum comentário: