segunda-feira, 30 de março de 2009

O Brasil está preparado para tratar de tantos pacientes com câncer?

Estaria acontecendo no Brasil uma epidemia de câncer? - esta é a pergunta que as autoridades de saúde não conseguem responder com clareza, talvez para não alarmar a população, diante da falta de condições dos hospitais públicos, com equipamentos, medicamentos e profissionais em número insuficiente para atender a grande procura. Nos próximos dias apresentaremos uma série de entrrevistas a respeito do assunto, começar pelo médico Luiz Antonio Lopes Silveira, do Instituto Nacional do Câncer, um dos maiores especialistas do país em câncer de mama. Quantas pessoas de suas relações, parantes ou amigos, você conhece, que nos últimos anos contrairam câncer? - é exagero falar em epidemia? - Deus queira que sim. O que anda prococando o aumento dos casos de câncer? - os alimentos que consumimos? - a água que bebemos? ou a vida moderna casa vez mais competitiva, desgastante e estressante? - a opinião de autoridades, diretores de hospitais e médicos renomados você terá em nosso blog nas próximas semanas. Faça o seu comentário.

Um comentário:

Dr Pedro Basilio disse...

Meu Caro Gelcio,
Sua colocação é por demais pertinente, uma vez que praticamente todos os tipos de câncer vem aumentando em incidência. No que tange ao câncer de intestino os números não só crescem, como tendem a acometer indivíduos em idade cada vez mais precoce. Sim, é um grave problema e nós da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, a qual tenho a honra de presidir o capítulo de Rio de Janeiro, vamos nos movimentar e promover uma caminhada contra o Câncer de intestino em dezembro na praia de Copacabana.
O câncer de intestino é um dos poucos que se pode efetivamente previnir e é nossa obrigação alertar a população brasileira