domingo, 3 de junho de 2012

Movimento Internacional de Poesia

No fim de novembro do ano pasado que, através do facebook, entrei em contato com o grupo #SOLARDEPOETAS, que foi um grupo de poesia que achei. Me filiei ao grupo e comecei a publicar os vídeos que eu fazia aqui no Rio de Janeiro...

Para minha surpresa o grupo era um grupo de poesias de Portugal, com moderadores portugueses. Continuei a postar os vídeos que volta e meia eu fazia aqui no Brasil.

No dia 13 de dezembro de 2011, fiz um varal de poesia com letras de m´sica de diversos cantores em volta do coreto da Praça Maurício Cardoso. Fiz isso porque a praça estava sendo cotada para ser ocupada por uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e os moradores estavam se manifestando contra, pois iria retirar o espaço deles jogar cartas, dos jovens namorar, enfim, dos moradores do entorno. E se discutia que a praça precisava de mais cultura...

No dia 13 resolvi, por conta própria, fazer este varal cltural, que durou até o dia 16/12/2011, quando caiu um temporal - um toró - que arrasou com o varal, e os moradores coseguiram marcar uma reunião com a vereadora Rosa Fernandes para o dia 17. No dia 17 passei pela praça e percebi que os moradores estavam limpando-a para receber a vereadora à noite.

Resolvi fazer o Varal Cultural de novo, só que dessa vez coloquei algumas poesias do #SOLARDEPOETAS e também fiz um Varal Histórico, com textos de uma pesquisa que havia feito sobre o histórico dos bairros que são cortados pela Linha de Trem do Norte, que é a Leopoldina, e que se chamava Barão de Mauá. Imprimi a parte que falava dos bairros de Olaria, ramos, Penha e Bonsucesso e, com um rolo de barbante fiz o varal...

Muitos moradores não conheciam direito a historia do bairro onde moram!

Alguns chegaram a me falar: "Dessa vez você exagerou!"


 
  A vereadora não foi à reuniçao, deixando todos frustrados.
Esta reunião foi marcada porcausa da declarção de uma assessora dela, em um supermercado que fica em frente à praça, onde afirmava que: "Queria que quem fosse contra a UPA na praça morresse!"
Isso ela falou depois de cerca de uma hora de discussão com um dos membros desa comissão informal à favor da Maurício Cardoso.
Essa declaração feita pela assessora marcia Fernandes irritou de tal maneira dos moradores do entorno da praça que foi marcada esta reunião - a qual a Rosa Fernandes não foi - para explicar as declarações de sua assessora.



Nenhum comentário: