quinta-feira, 14 de junho de 2012

Milagre Chinês


Não sou economista, sou jornalista, e isso me faz lembrar de uma anedota:
Numa reunião do Partido Comunista um dirignete perguntou:
_Quem é economista?

E o Che Guevara respondeu mais do que depressa:
_ Eu! Eu!
_ Então você vai ser o Ministro da Economia.
E deu o cargo a ele... Depois este dirigente comentou como o Che:
_ Eu não sabia que além de professor você era econmista...
_ Eu entendi você perguntar quem era comunista!
[ Enfim, é mais ou menos assim a anedota. ]


A China é uma das maiores potências do mundo, porém, ela imita uma iniciativa brasileira do ano de 1994, porém, ao inverso... Seu modelo é baseado na exportação de produtos, flexibilização artificial de câmbio, etc.

Nos  anos 90, o Cruzeiro, ou Cruzeiro Real, tinha um "gatilho", que acarretou recessão. O Real nasceu equiparado ao dólar e hoje se luta para que ele esteja desvalorizado em relação à moeda americana - efeitos da Globalização.

O Mundo está em crise!

Nos anos de 1990 estávamos também em crise... O Fernando Henrique - visto de um foco apartidário - colocou duas cotações da moeda em 93, que era o Cruzeiro no país. Um nos Bancos e o outro na Praça - o Cruzeiro Real; FHC que era Ministro da Fazenda de Itamar Franco e se demitiu do cargo em 1993 e foi eleito em 1994; o que não é mais possível de se realizar atualmente.

Fiz faculdade de Comunicação/ Jornalismo, e tive Economia nas matérias, e teve um professor, o Marcelo Machado,, que explicou que em um Economia Comunista, por exemplo, quando se tem uma guerra, uma parcela da população para de produzir "alimentos" para se fabricar "canhão"; e isso acaba em recessão. Nete processo, explicou, existem três formas de se intervir na Economia : são elas " Família" (C) - consumo -, Empresas (I) e "Gastos do Governo" (G).

A Dilma Rousseff, presidente do Brasil, interviu nos Gastos do Governo (Bancos Estatais) para aumentar o consumo das famílias, que já estava estimulado desde o antecessor de seu antecessor (FHC), que deixou a presidência em 2002. O antecessor dela não mudou o Plano Econômico existente - o Real.

_ Com as novas medidas, Dlma fez um gatilho ao contrário, e espero que dê certo!

O que ocorreu no Brasil, com o Cruzeiro Real, é o que acontece atualmente  na China (só que ao contrário!), e quando - ou caso ela venha - a quebrar  nós temos que estar preparados.

Pois é: a presidente já mexeu nos "Gastos do Governo" (G) e nas "Famílias" (C), e agora ela tem que mexer nas "Empresas" (I), nas indústrias.

Como??? Barateando os custos nacionais da produção dos "produtos finais", e assim  estimular cada vez mais o consumo das "Famílias"; e ainda combater a importação de produtos também.

Enfim, não sou economista, mas gosto de bolar esquemas econômicos - mirabolantes ou não...

Teve uma vez, na faculdade, que bolei um esquema Econômico mirabolante e mostrei ao Marcelo Machado, e ele aprovou o esquema criado.. O único problema era que se alguém desse esmola para algum morador de rua o esquema entrava em colapso...

Bem, como dito antes: naõ sou Economista, mas sim Jornalista!


http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=cpeuEs0JYe0&NR=1



Dennys Andrade





Nenhum comentário: