quinta-feira, 31 de maio de 2012

O Bonde ainda é nosso!

                       
O bonde passa cheio de pernas:                       (trecho, Poema de Sete Faces)

pernas brancas pretas amarelas.

Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.

Porém meus olhos

Não perguntam nada.                        (Carlos Drummond de Andrade)

O homem atrás do bigode

é sério, simples e forte.

Quase não conversa.

Tem poucos, raros amigos

o homem atrás dos óculos e do bigode.
                                                          Um Patrimônio que é Nosso.

Hoje, dia 31 de maio ouvi no rádio que um grupo de moradores de Niterói iria fazer uma manifestação em frente ao Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro para reivindicar mais segurança.


E como a reivindicação era por mais segurança resolvi participar também...

Ao meio-dia e alguns minutos lá fui, em frente ao palácio com alguns apitos, que distribuo com as Sopinhas de Versos na banca de jornal da Coelho Neto rotineiramente. Cheguei já distribuindo os apitos e as pessoas me agradecendo, e o melhor; apitando!

Vi alguns cartazes com o Bonde de Santa Tereza e perguntei:

_ Vocês não estão reivindicando por mais segurança? (...)

_ Não. Nós estamos reivindicando a preservação do bondinho, pois o governo quer retirar o Bonde de Santa Teresa para os moradores e querem fazer um novo bonde, fechado, só para os turistas.

Me revoltei e aderi à manifestação. Onde já se viu Santa Tereza sem o bondinho?


Aliás, esta manifestação é importante porque o Bonde de Santa Tereza é o único bonde urbano do mundo em funcionamento. Algumas pessoas disseram que o bairro sem os bondes vai ter uma piora na qualidade de vida, pois este facilita a vida de quem vive lá e também acaba ordenando o trânsito, pois os carros não podem correr.
E na verdade, esta manifestação não deixa de ser uma manifestação à favor da segurança, de Santa Tereza, pois se algum bonde cair novamente ladeira abaixo, como já aconteceu, pode ferir muito mais gente do que feriu da outra vez, e o mais importante é que o bindinho de santa Tereza é um patrimônio de todos os cariocas - é um dos últimos resquícios do Rio antigo, e que é um bem cultural que querem nos usurpar através da imposição, pois se fizerem uma votaçã popular no bairro, todos votarão pela permanência ele.


Dennys Andrade

OBS: Não sei se após o momento que saí do local da manifestação chegou algum grupo de Niterói para se fanifestar contra por mais segurança.
______________________________________________________________________



Nenhum comentário: