quarta-feira, 23 de maio de 2012

Instituições Imóveis

As instituições do Rio de Janeiro estão imobilizadas! Hoje fiquei sabendo de um morador de rua que foi expulso de casa pela mãe alcólatra. Há 4 anos ele mora nas ruas da cidade.

este morador de rua, que não quis se identificar, revelou que já procurou a Fundação Leão XII para tentar mudar de vida, mas ela exigiu um documento de identificação deste morador das ruas. Ele disse que tinha sim, mas que não estava com ele, pois já havia sido roubado.

A fundação, então, não pôde o ajudar...

A instituição abriga moradores de rua sim, mas tem que ter algum responsável por este morador, algum parente ou coisa parecida. Recomendei-o procurar alguma igreja para o ajudar e indiquei uma pessoa que era de uma igreja para conversar com ele.

Esta pessoa ouviu a história deste morador de rua, que estava cheirando mal aliás, e apenas disse: "Se você quiser realmente ajuda, depois do meio-dia vá àquela igreja que você vai ser ajudado. Mas vai direitinho; tome banho que lá você vai receber ajuda e orientação que você precisa...

SE ele foi ou não, eu não sei, mas só de saber que a Fundação Leão XII pede documentos à moradores de rua jpa caiu no meu conceito, pois se a pessoa está nas ruas é porque ela já passou do limite da pobreza, e acaba se drogando e bebendo como uma forma de se anestesiar. O cara foi lá, pediu ajuda e eles não deram... Realmente não sei para que serve, pois se a maioria dos moradores de rua são ex-modores de comunidades (favelas) que foram expulsos de casa por traficantes, ou são idosos que foram expulsos de casa por familiares, enfim: não há nenhuma condição de alguém se responsabiizar por estas pessoas.

_ O que a fundação deveria fazer é ajudar esas pessoas a tirar novos documentos gratuitamente para passarem a existir novamente para a sociedade e assim serem reinseridas à sociedade.

Fiquei abendo de uma pessoa africana que foi expulsa de casa, aos 5 anos de idade pela mãe alcólatra. Ele passou a trabalhar para um supermercado qualquer em troca de um prato de comida... Na África do Sul se dá uma ajuda de custo para quem estuda ou faz faculdade. Pois bem, hoje ele é advogado, mora no Brasil e dá aulas de inglês para pilotos de avião: isso mostra que não é porque o mundo te virou as costas, como no caso da expulsão do lar, que a pessoa expulsa vai virar bandido, traficante ou usuário de drogas.

Dennys Andrade




2 comentários:

Matheus disse...

Um absurdo!

Matheus disse...

Este é o verdadeiro poder da burocracia...