terça-feira, 12 de maio de 2009

Porque o país não é mobilizado também para combater as doenças do nosso dia-dia?

Toda a movimentação montada pelo Ministério da Saúde para evitar que o virus da gripe suína se espalhe pelo país é muito importante. É fundamental o aparato nos portos e aeroportos e o monitoramento constante de quem apresenta sintomas da doença bem como familiares, amigos e outras pessoas que tiveram contato com quem contraiu a nova e temida gripe. No entanto é bom ressaltar que as doenças do dia-dia da população brasileira são muito mais graves, pelo menos até agora, do que esta gripe originária do México. Aqui no Brasil milhares de pessoas padecem diariamente nas filas dos hospitais e postos de saúde em busca de uma senha que lhes dará o direito para ter uma consulta médica e depois, se for o caso e normalmente é, fazer exames de saúde dos mais simples aos mais sofisticados, que demora na grande maioria dos casos, meses ou até anos para serem marcados. Com isso, embora não existam estatísticas confiáveis mas é fácil de saber, um número muito grande de doentes morrem com câncer, tuberculose ou doenças do coração, sem ter tido oportunidade de se tratar. Porque então o Governo Federal não age em relação a estas doenças da mesma forma que está agindo em relação a gripe suína, talvez porque seja muito caro e a roubalheira de gente dos governos municipal, estadual e federal é tão grande que falta dinheiro para cuidar da saúde do povo. E os "nossos representantes", os políticos que deveriam fiscalizar, são os primeiros a roubar, com raras exceções. Quanto ao judiciário é muto grande a relação e o consequente rabo preso com o legislativo e e o executivo. Só o povo então pode mudar esta situação, no dia em que também se mobilizar contra "estes canalhas que detem o poder", da mesma forma que se mobiliza a favor do Brasil na época da Copa do Mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Agora eu vi um alemparaibano retado.
Parabéns, pau neles, continue por ai.
Educação básica, forte e consistente como a que tivemos, família(mesmo que fragmentada), valores e princpios, moral, ética.
Educação é a solução: saúde, saneamento, segurança serão consequencias;Saudades do Darcy Ribeiro(ainda temos o Cristóvão Buarque).
Abraço amigo; parabéns, pau neles.

eliane furtado disse...

É isto Gelcio. O número de pessoas que morre por falta de tratamento em todos os segmentos da área de saúde é mais que enorme. É astronômico. Acho legal vc pesquisar e ver o entrave burocrático que a ANVISA causa para aprovar remédios excelentes e já testados, que dão mais chances a milhões de pessoas de viver. Estes remédios já estão no à disposição, mas a confusão...
O que eu não entendo que doenças leves ou pesadas estão se tornando uma epidemia. E aí? Só mesmo mobilização.
Mas vc acredita mesmo que o nosso povo se mobiliza? É ruiieeemmmm.
Bem No Vasco e Falamengo, na Copa, no Fla Flu. Pena.
abs