quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Criança pequena deve mascar chiclete?

Um acidente aparentemente banal provocou a morte de um menino de apenas 4 anos, em Belo Horizonte, na última segunda-feira, e eu volto ao assunto aqui no blog para que juntos possamos analisar um caso que é muito mais comum do que imaginamos. Após ganhar um chiclete da mãe a criança se engasgou e morreu asfixiada. Só no primeiro semestre deste ano o maior hospital de Minas Gerais atendeu cerca de 1600 casos parecidos. No Rio a Secretaria Estadual de Saúde não tem números exatos para infornmar mas alerta que é preciso saber agir em casos de engasgo. Para mãe e pai de primeira viagem o ideal mesmo é ouvir as pessoas mais experientes para saber o que fazer, de preferência um médico, também experiente. Outro dia eu assistí chocado no Parque do Flamengo, no Rio, o descontrole de um casal que passeava com o bebê que acabara de saborear um doce. A criança chorava tanto que acabou engasgando, provocando a interferência de uma senhora que pegou o menino no colo e resolveu a questão. Depois eu soube que o pai era pediatra, no início de carreira. Faltou a ele experiência de pai e de médico que só com o tempo ele vai adquirir.

2 comentários:

Eliane Furtado disse...

Minha mãe não me dava chiclete de jeito nenhum. (vou entregar a idade.) Adorava ping e pong. O Adams mais ou menos. Mas ela sempre falou nisso.
Engasgar.
Acho que pequenininhos não podem mascar.
Bom final de semana.

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
21/09/2009 - 20h16m.
Nunca suportei chiclete *GOMA DE MASCAR*, sempre que via alguem com um chiclete, achava feio, pois a pessôa ficava gesticulando a boca o tempo todo.
Como também o perigo que era e é para as crianças que podem engolir e ficar sufocada. Lembro-me muito do Adams que vinham com 2 na caixinha e posterior aumentaram a quantidade em uma caixa maior. Hoje, ainda vejo que deveria haver uma Lei proibindo o uso do mesmo!